A utilização de andaimes de bambu em lugares como Hong Kong, na China, Tailândia, e entre outros países do sudeste asiático, é muito utilizada como uma alternativa dos andaimes tradicionais conhecidos por nós, brasileiros.
No final do século XX, a área urbana de Hong Kong cresceu significativamente até se tornar um dos lugares mais densos e verticais do planeta, com o maior número de edifícios com mais de 150 metros de altura do mundo. No entanto, ao invés de utilizar estruturas de alumínio ou aço para a construção dos edifícios, são utilizados andaimes de bambu.
Confira a seguir como funcionam e como são feitos os andaimes de bambu de Hong Kong.
Como funcionam os andaimes de bambu?
Como eles são instalados?
Esses tipos de andaimes são montados pelos taap pang, ou conhecido em português como aranhas. Para fizar uma vara de bambu na outra, utiliza-se uma tira de nylon preta, que é enrolada várias vezes.
A equipe de obra usa a estrutura de bambu como patamar para escalar o edifício que está sendo construído e, apesar de algumas restrições de segurança, as equipes são capazes de construir até 305 metros quadrados de andaimes de bambu por dia.
Consciência ambiental
Pensando pelo lado da consciência ambiental, a técnica do andaime de bambu representa uma importância significativa, pois o material é biodegradável e, além disso, é também flexível, leve e barato.
Um bom taap pang consegue ter um rendimento de 100 m² de andaime por dia, e isso equivale a, mais ou menos, 70 a 80 varas de bambu.
O preco dos andaimes de bambu também são muito mais baratos do que os convencionais, atingindo cerca de 30% menos do preço das estruturas de metal ou aço.
Se você possui alguma dúvida ou está procurando por algum serviço o qual exija o uso de andaimes, entre em contato conosco agora mesmo. Nós da Andaimes Sorocaba temos os melhores profissinais e estamos sempre à sua disposição.