Como surgiram os andaimes?

Os andaimes são estruturas montadas para permitir o acesso a algum lugar ou para se apoiar em algum local muito alto.

O andaime possui diversas denominações e tipos, podendo ser constituído por vários tipos de materiais, como madeira, aço, alumínio, entre outros.

Nas construções civis, é muito comum o uso de sua estrutura em aço, se observarmos os dois modelos mais comuns: modular tubular – painéis que, montados dois a dois, formam torres com elementos de travamento apoiados sobre bases ou rodas – e o fachadeiro – constituídos de colunas, barras e pisos que, juntos, formam um painel, forrando uma superfície em questão, como uma parede por exemplo.

Porém, como surgiram essas estruturas? Quais foram as primeiras pessoas a utilizarem uma estrutura como o andaime? Saiba a história a seguir.

Como surgiram os andaimes?

Como surgiram os andaimes?

História

Egito Antigo

Os egípcios costumavam utilizar rampas de madeira e andaimes para construir as famosas pirâmides. O historiador Heródoto escreveu sobre essas construções.

“Na primeira pirâmide, construiu-se com passos, como uma escada. As pedras destinadas a serem utilizadas na construção das pirâmides foram levantadas por meio de um pequeno andaime de madeira.

Assim, eles foram criados a partir da terra para o primeiro degrau da escada, e lá eles foram colocados em outro andaime, por meio do qual foram levantadas para a segunda etapa”.

China e Extremo Oriente

O andaime de bambu tem sido utilizado na China há mais de 5.000 anos. Com bambu tradicional, os trabalhadores construíram quadros de bambu, amarrando-os com cordas.

Embora fossem leves, essas estruturas são fortes o bastante para suportar o peso dos trabalhadores e do equipamento.

Uma das vantagens de se utilizar o bambu para fazer a estrutura dos andaimes é que este é leve e portátil, portanto é fácil de deslocá-lo de um local para outro.

Desde então os andaimes vêm sendo aprimorados e transformados nas estruturas as quais conhecemos e vemos hoje em dia nas mais diversas obras e edifícios!