Qual a importância do sequenciamento de atividades em uma obra?

É muito comum que as pessoas associem obras com atrasos, imprevistos e retrabalhos. Mas certamente todos esses problemas poderiam ter sido evitados se o responsável pelo projeto tivesse realizado um sequenciamento das atividades de obra bem definido.

Nas etapas de planejamento da obra, é essencial pensar em todas as diferentes atividades que o projeto demanda, quais delas são dependentes umas das outras, e quais podem acontecer simultaneamente. A partir de então, é possível determinar prazos realistas e definir um cronograma.

Confira a seguir mais informações a respeito do sequenciamento de atividades em uma obra.

Qual a importância do sequenciamento de atividades em uma obra?

Qual a importância do sequenciamento de atividades em uma obra?

Planejamento

Na etapa de planejamento da obra é essencial pensar em todas as atividades que o projeto demanda, quais delas são dependentes umas das outras, e quais podem acontecer simultaneamente.

A definição de sequenciamento de atividades não só garante um melhor fluxo de trabalho entre os profissionais envolvidos na obra, como na ajuda da organização do canteiro de obras e na redução de imprevistos.

Importância

A definição de prazos realistas antes de qualquer movimentação no canteiro de obras é essencial para alinhar as expectativas do cliente ao projeto definido pelo gestor. Este é o primeiro passo para estabelecer a qualidade da obra.

É preciso saber que para cada atividade planejada no cronograma de obras, é gerada uma lista de materiais necessários, assim como a mão de obra especializada para a execução da mesma. Através deste planejamento é possível estipular o tempo hábil para que todos esses recursos estejam no canteiro de obras.

Com a lista de atividades estabelecida, é preciso determinar o sequenciamento. Para isso, é preciso avaliar quais atividades são dependentes umas das outras e quais podem ser executadas ao mesmo tempo, sem que o andamento do cronograma seja prejudicado.

Se você possui algum tipo de dúvida a respeito do assunto, entre em contato conosco agora mesmo!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *