Como escolher o melhor fornecedor de obra?

A escolha dos fornecedores de uma obra é um ponto essencial para o sucesso da mesma, afinal, para que um projeto seja concluído com sucesso e com excelência, os produtos e serviços contratados devem ser de qualidade, o que significa que os fornecedores devem estar equilibrados com a estratégia e expectativa de seu escritório e seu cliente.

Se isso não é feito desta maneira, o resultado pode ser desastroso, além do prejuízo na qualidade, custo e entrega da obra. O caso de um cronograma de obras atrasado graças a entregas fora do prazo, prejuízos causados por produtos de má qualidade, entre outros problemas, são apenas alguns exemplos de consequências de fornecedores ruins.

Confira a seguir como escolher o melhor fornecedor de obras.

Como escolher o melhor fornecedor de obra?

Como escolher o melhor fornecedor de obra?

Desempenho operacional

Avaliar o desempenho operacional do fornecedor é algo necessário e indispensável. Para isso, é preciso utilizar indicadores-chave de performance.

Os indicadores serão responsáveis por qualificar muitos requisitos importantes, tais como flexibilidade, pontualidade nas entregas, custo de garantia, qualidade, tempo de resposta, entre muitos outros. Nesta etapa, o ideal é que você, como cliente, defina os indicadores de acordo com o que espera.

Processos de gestão

É preciso ter processos de gestão bem elaborados para garantir uma obra de sucesso. Um fornecedor que possui boas práticas de gestão pode fornecer produtos de alto valor, dentro do prazo e, ainda, de acordo com o que foi solicitado.

Qualificação

Para que a execução seja feita com qualidade, é preciso optar por fornecedores qualificados. Uma maneira fácil e prática de fazer essa verificação é fazer um checklist de requisitos de qualidade. Algumas perguntas podem ser:

  • O fornecedor tem a certificação ISO 9001 ou ao menos segue tais recomendações?
  • O fornecedor oferece serviço de assistência técnica na localidade da obra?
  • O fornecedor possui CNPJ ativo por 10 anos ou mais?

Repare nessas questões e atente-se sempre ao seu fornecedor!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *